Os sistemas de gestão da qualidade estão ligados à satisfação do cliente e podem ser implementados em conjunto com outros sistemas de gestão (sistemas de gestão integrados): os Sistemas de Gestão Ambiental, os Sistemas de Gestão da Segurança e Saúde no Trabalho, os Sistemas de Gestão de Segurança Alimentar (associados ao HACCP), os Sistema de Gestão de Responsabilidade Social, entre outros.

Estamos aptos a fornecer consultoria de gestão (bem como formação e auditorias) nestas áreas.
Fornecemos também outros serviços

GESTÃO DA QUALIDADE    
Diz-nos a norma NP EN ISO 9000:2005 ("Sistemas de gestão da qualidade - Fundamentos e vocabulário") que "para dirigir e controlar com sucesso uma organização é necessário que ela seja gerida de forma sistemática e transparente. O resultado pode ser consequência da implementação e manutenção de um sistema de gestão concebido para continuadamente melhorar o seu desempenho, tomando em consideração as necessidades de todas as partes interessadas. A gestão de uma organização inclui, entre outras disciplinas de gestão a gestão da qualidade".
 

Por gestão - e de acordo com a mesma norma - deve entender-se o conjunto de "actividades coordenadas para dirigir e controlar e uma organização".

O sistema de gestão da qualidade é - fazendo a junção das definições individuais de sistema, sistema de gestão e sistema de gestão da qualidade - o "conjunto de elementos interrelacionados e interactuantes (sistema) para o estabelecimento da política e dos objectivos para a concretização desses objectivos (sistema de gestão) para dirigir e controlar uma organização no que respeita à qualidade (sistema de gestão da qualidade)".

 

SEGURANÇA ALIMENTAR

  O sistema HACCP consiste numa abordagem sistemática e estruturada de identificação de perigos e da probabilidade da sua ocorrência, definindo as medidas preventivas para o seu controlo, com o fim de garantir a conformidade higiénica do produto final. É uma ferramenta para identificar perigos e estabelecer sistemas de controlo que se baseia na implementação de medidas preventivas em alternativa a confiar unicamente nos resultados obtidos no produto final. Qualquer sistema HACCP é susceptível de ser alterado em consequência
de melhorias introduzidas no desenho do equipamento e no processo produtivo.

O sistema HACCP pode ser aplicado a toda a cadeia alimentar, desde a produção primária no campo, em estufa, aviário ou outro tipo de cultura, na produção ou transformação nas fábricas ou cozinhas, no armazenamento, no transporte e na distribuição ou exposição para venda.

Para além de garantir a conformidade dos alimentos, permite obter outros benefícios, tais como a melhor utilização dos recursos existentes.

A aplicação do sistema HACCP facilita a inspecção pelas autoridades competentes e promove a comercialização internacional, devido ao aumento da confiança estabelecida.

O sucesso da aplicação do sistema HACCP requer o total comprometimento e envolvimento de várias pessoas, desde a direcção aos operadores. Deve ser constituído um grupo de trabalho que deve incluir peritos de várias especialidades como, por exemplo, agrónomos, veterinários, médicos, especialistas em saúde pública, tecnologistas alimentares, operários químicos...

A aplicação do sistema HACCP é compatível com a implementação de Sistemas de Gestão da Qualidade tais como as normas da série ISO 9000 e é o sistema escolhido para garantir a conformidade dos alimentos nos sistemas referidos.

MAIS SISTEMAS DE GESTÃO *****

Demos ênfase a estes dois sistemas, mas podemos ajudá-lo a implementar qualquer sistema na sua empresa!

Implementamos sistemas de gestão

- da Qualidade (ISO 9001 / ISO/TS 16949 / outros referenciais específicos)

- Requisitos da prestação de serviços (NP 4494) - Turismo de habitação e turismo em espaço rural

- Requisitos de serviço ESET-01 (Qualdouro/Lusaenor) - Todos empreendimentos e AL Alojamento Local

- Segurança Alimentar (ISO 22000)

- Ambiental (ISO 14001)

- da Segurança e Saúde no Trabalho (OHSAS 18001 / NP 4397)

- da Responsabilidade Social (NP 4469-1, outros referenciais).

- da energia (EN 16001 / ISO 50001) .

- das Respostas Sociais (Manuais da Segurança Social e NP 4530 e NP 4531)

Não hesite em consultar-nos!

Escreva-nos ! ou ligue já! 913 37 17 27

 

 
 
®QualDouro
  página web desenvolvida por Weba0