A expressão causará a algumas pessoas náuseas, a outras estranheza. Não consegui ouvir qualquer comentário positivo, qualquer estímulo à minha empresa. A única excepção passou pela pergunta, para que queres isso?

«Igualdade de género» é uma expressão complicada, pouco entendida e que parece ter sido inventada por alguém que «não tem mais nada que fazer», alguém que gosta de agitar o lodo, como se isso não afectasse a qualidade da cristalina água onde este assentava (assenta e assentou) durante séculos. Mexer na ordem estabelecida parece ter sido apanágio dos humanos, e com essa atitude não rolarão cabeças como em França a troco da igualdade, fraternidade e tal, mas… «Para que serve isso», ressoa‑me, enquanto eu próprio vou descobrindo, com alguma avidez, as dimensões de um tema que me captou, desde logo pela linguagem (o ele por ela e ele) e a seguir como componente da responsabilidade social enquanto parte da gestão empresarial onde melhor me encaixo, fruto de vinte anos de dedicação.

O que mais absorvo é a multidimensão da questão e os roteiros temáticos que me aparecem e fazem reorganizar ideias.

Começa em casa, começa em nós. Começa na forma como olhamos o semelhante que, sendo do género feminino tem, decerto que sim, os mesmos direitos. Mas onde eles se revelam é que está a questão.

A mudança do modelo familiar, a mudança ao nível da gestão das organizações, o ideal (moribundo) de uma Europa «de partilha e solidária», parece ser o gatilho de uma mudança que demora a acontecer.

Nascida em sede legislativa, a igualdade e a paridade são contributos para que o passado nos surja como tal, mas é a realidade que nos acorda com números de violência doméstica avassaladores, com contributos de gentes públicas que vão enchendo parangonas de jornalismo de qualidade duvidosa.

E tão longe nos parece a guerra onde as mulheres e crianças são vítimas fáceis, como se a paz aqui morasse…

(A Qualdouro, em parceria com a Intercer pode certificar a sua organização em «igualdade de oportunidades» segundo o modelo SGI. Peça-nos informações).

X